
1 – Consulte sempre o seu médico
Avalie as suas condições de saúde e peça a ele para verificar se você é portador de doenças que exijam uma alimentação específica: diabetes, aumento de gordura no sangue (colesterol, triglicerídeos), hipertensão arterial, doenças renais, anemia, doenças do fígado etc. E, se ele encaminhar você a nutrólogo ou nutricionista, obedeça. Só comece a dieta quando receber o sinal verde.
2 – Tenha uma alimentação balanceada
Mesmo com toda a liberdade que a Dieta Nota 10 proporciona, você deve cuidar muito bem o que você come. Uma alimentação bem balanceada constitui-se de 20% de proteína, 30% de gordura e 50% carboidratos. Mais uma vez: use seu bom senso. Você não precisa saber tudo sobre nutrição, mesmo porque isso está registrado em seu corpo. Instintivamente, o bicho-homem procura esse equilíbrio. Aprenda definitivamente que não existem alimentos permitidos e proibidos. Existem apenas alimentos, e existe o seu bom senso para saber consumi-los. E existem ainda as estrelas da tabela das notas para ajudar !
3 – Mexa-se!
É o par perfeito: dieta e atividade física. Quem pratica exercícios regularmente e costuma se alimentar de forma balanceada não precisa se privar de um brigadeiro ou de um bombom. E esta pessoa vai viver mais e melhor do que aquela que faz o sacrifício de sequer olhar para um chocolate, mas leva vida sedentária e está acima do peso porque está comendo errado. E não esqueça: consulte seu médico antes de começar a praticar uma atividade física.
Conceito-chave: A dieta nota 10 parte da premissa de que é possível emagrecer comendo de tudo sem abrir mão do que se gosta, apenas modificando as quantidades para menos e preservando o paladar
Como é: Cada pessoa tem uma quantidade de notas diárias para consumir e cada alimento “vale” um número de notas. Você pode comparar com o seu salário mensal, por exemplo. Se você recebe mil reais e paga uma conta de 200, ficam apenas 800 para gastar no resto do mês. Na dieta das notas, é igual – e é possível trocar um almoço tradicional (um prato de macarrão com molho de tomate, por exemplo, vale 140 notas) por um cachorro quente, que é mais “barato” (vale só 85 notas).
Notas x calorias: A proposta da dieta é simplificar o cotidiano. As notas são o equivalente às calorias dos alimentos, porém divididas por 2, e sempre aproximando o resultado. Exemplo: 11 calorias equivalem a 5 notas. Nada de valores quebrados, cálculos infinitos, lista interminável de alimentos. Nessa dieta, tudo é simples – como deve ser. Confira uma tabela com as notas dos principais alimentos. Na dúvida, olhe o rótulo e divida por dois.